A literatura é, por si só, um convite à viagem pela imaginação, a viver em mundos diferentes e desejados. Quando envolve destinos incríveis então, cada página aumenta o desejo de voltar a fazer as malas e embarcar em uma nova aventura.

Existem diversos livros no mercado sobre o tema “Mochilão”, porém poucos com ótimo conteúdo que contribui para o viajante que busca inspiração. A ideia é fugir um pouco do tradicional e clichê e apresentar livros excelentes que não são tão famosos.

Pode parecer óbvio, mas livros de viagens vão muito além de uma história ou entretenimento, eles inspiram os leitores a viajar, oferecem dicas preciosas e mostram lugares inusitados ou turístico de uma forma diferente. Eu particularmente antes de viajar adoro ler sobre o lugar que irei, descobrir curiosidades, entender a história do lugar, pesquiso na internet quais pontos posso visitar durante a viagem que são “incomuns”.

Um bom livro ajuda a criar sentido para uma viagem, deixa momentos marcados, aguça seus sentidos e ajuda o viajante a se conectar ainda mais com o local, principalmente se o livro for sobre o próximo destino a ser visitado ou se tiver tudo a ver com o espírito do viajante.

E não é preciso estar preparando uma viagem para degustar de uma boa leitura, você pode apreciar todos esses livros em sua casa ou trabalho, para absorver todo o conhecimento e se sentir inspirado, para talvez daqui um tempo fazer as malas. Que tal?

Nós preparamos uma seleção de livros especiais para inspirar você a preparar a sua mochila e sair por aí desbravando novos lugares! Confira.

 

  1.  1.000 Lugares para Conhecer Antes de Morrer

Esse livro ganhei de uma amiga muito especial, que me inspira pessoalmente a desbravar o mundo e tenho muito carinho por ele.

Um livro que lhe diz o que é belo, o que é inspirador, o que é divertido e o que é simplesmente inesquecível em todas as partes do mundo. Patricia Schultz apresenta roteiros de viagem para todos os gostos e bolsos, entre eles: reservas ecológicas, ruínas sagradas, resorts, restaurantes, vilarejos esquecidos pelo tempo, museus, teatros e muitos outros.

 

2. As Viagens Mais Fantásticas do Mundo

Ilustrado com fotos de tirar o fôlego, este livro oferece mil atrações alternativas e pouco exploradas para destinos turísticos já consagrados. As viagens estão divididas em lugares históricos, festivais e festas, grandes jornadas, marcos arquitetônicos, maravilhas da natureza, praias, esportes e atividades, arte e cultura, e cidades.

 

3. Grandes Viagens – Conheça as mais espetaculares rotas do mundo 

Jornadas realizadas por figuras como Vasco da Gama em busca das Índias, ou Alexandre, o Grande, para construir seu império, a volta para a ilha de Ítaca feita por Odisseu na obra de Homero, as disparidades sociais vivenciadas por Che Guevara em sua jornada de motocicleta pela América Latina, e outras expedições de desbravadores famosos, anônimos, reais ou fictícios que marcaram a história da humanidade. Esta obra tem o intuito de convidar o leitor ao desbravamento dessas rotas, das mais conhecidas até algumas pouco percorridas. Ilustrado com fotos que procuram mostrar a vida em diversos pontos do planeta, a publicação busca sugerir destinos clássicos, inspirados em jornadas que marcaram o mundo num tempo em que ainda era um grande horizonte desconhecido (algumas rotas comerciais citadas datam de 200 a.C.).

 

4. Guia Criativo para O Viajante Independente na América do Sul

Com informações completas de todos os países hispânicos do continente, o guia contém dicas de acomodação, restaurantes, atrações, passeios, transportes, textos sobre história, geografia, cultura geral e os já consagrados destaques “você que colou na escola”. Conta ainda com itens como planejamento de viagem, saúde, segurança, como viajar pelo continente, pequeno dicionário de espanhol e roteiros de viagem, com barbadas e roubadas de cada itinerário. Guia O Viajante América do Sul: irreverente, informativo, indispensável – tanto para o mochileiro sem grana como para o turista de orçamento mais folgado.

 

 

5. As Mais Belas Trilhas do Mundo – Lugares Incríveis, Reteiros de Trekking e Muita Inspiração

Guiado pelos passos do sueco Claes Grundsten, especialista em trekking e premiado fotógrafo de natureza, o leitor será levado a mais de 50 trilhas em 30 países espalhados pelos quatro cantos do globo. O autor faz relatos pessoais e evocativos sobre arranha-céus naturais e outros rincões da Terra. O livro traz ainda informações sobre roupas, equipamentos, acomodação, entre outras, além de um guia prático para cada rota.

 

6. On the Road – pé na estrada

Sal Paradise é o narrador de ‘On the road – pé na estrada’. Ele vive com sua tia em Nova Jersey, Estados Unidos, enquanto tenta escrever um livro. Em Nova Iorque, conhece um andarilho de Denver de personalidade magnética chamado Dean Moriarty. Dean é cinco anos mais novo que Sal, mas compartilha o seu amor por literatura e jazz e a ânsia de correr o mundo. Tornam-se amigos e, juntos, atravessam os Estados Unidos, de New Jersey até a Costa Oeste, deparando-se com os mais variados tipos de pessoas, numa jornada que é tanto uma viagem pelo interior de um país pela Rota 66 quanto uma viagem de auto-conhecimento – de uma geração assim como dos personagens.

 

nanatureza selvagem

7. Na Natureza Selvagem

É um best-seller que deu origem ao famoso filme. Essa obra mudou a forma de pensar de muitas pessoas, e acredite, o livro é melhor que o filme.

Depois de terminar a faculdade com brilhantismo, Chris McCandless, jovem americano saudável e de família rica, doa todo o dinheiro que tem, abandona o carro e a maioria de seus pertences, adota outro nome e some na estrada, sem nunca mais dar notícias aos pais.

 

 8. O grande bazar ferroviário: de trem pela Ásia

A paixão do escritor americano Paul Theroux pelos trens é responsável por um exuberante mosaico de paisagens e sensações. O olhar curioso e observador de Paul viaja pelo vasto continente asiático, em um longo itinerário que passa pelos elegantes vagões do Expresso do Oriente aos vagarosos trens indianos. Porém, o que mais interessa ao auto-viajante não são os países em si, mas sim seus passageiros. Sua epopeia asiática é pontuada por depoimentos e sensações de quem compartilha com Paul o prazer de viajar sobre trilhos. Sua aventura começa em Londres , em uma bela tarde outono, e passa pela Itália, Iugoslávia, Bulgária, Turquia até as belíssimas mesquitas de Istambul . Atravessa o Irã, Afeganistão e Paquistão até chegar à Índia, um lugar que impressiona pela multidão e pobreza. Adentra o Extremo Oriente pela Birmânia e segue Tailândia, Malásia, Cingapura, Camboja e Vietnã. Sua saga termina com uma passagem pelos trens-bala do Japão e um derradeiro trajeto a bordo do mítico Expresso Transiberiano, cruzando as paisagens desoladas do interior da União Soviética.

 

 9. Mar Sem Fim

A obra mostra em detalhes os cinco meses de aventura do navegador solitário Amyr Klink. Neste livro, o autor conta não apenas como entender o mar e toda sua infinita grandeza, mas também sobre como aprender a amar este desconhecido.

 

 

 

10. Um lugar na janela

Em ‘Um lugar na janela’, Martha Medeiros abre espaço para a viajante. Segundo a autora, nesta obra não há nada inventado, tudo aconteceu de verdade – as melhores lembranças, as grandes furadas ainda em tempos pré-internet, as paisagens de tirar o fôlego. Ela visa compartilhar com seus leitores as mais afetuosas memórias de viagens feitas em várias épocas da vida, aos vinte e poucos anos e sem grana, depois, já mais estruturada, mas com o mesmo espírito aventureiro, e com diversos acompanhantes – as amigas, o marido, as filhas, o namorado, e até mesmo sozinha. Para Martha, o bom viajante é aquele que está aberto a imprevistos, ou seja, a viver.

 

   11. De Cape Town a Muscat – Uma Aventura Pela África

Guilherme Canever traz na genética o gosto pela viagem. Viagens por lugares pouco explorados, por culturas diferentes, por terras inóspitas, viagens pelo mundo e para dentro de si. Formado em Engenharia Florestal, largou uma carreira promissora em uma grande corporação para aventurar-se em um período sabático e partiu rumo a novas descobertas. Entre trens, barcos, lotações, ônibus, caminhões, jipes e muitas caronas, trilhou por caminhos incertos que o levaram da Cidade do Cabo, na África do Sul, até Mascate, em Omã. Passou pela Namíbia, Botsuana, Zâmbia, Moçambique, Malaui, Burundi, Etiópia, Djibuti, Somalilândia e tantos outros países pouca gente mal consegue localizar no mapa. Nos muitos meses em que passou na estrada, fez uma parte do trajeto com sua mulher Bianca, encontrou amigos, surpreendeu-se com a hospitalidade de gente simples, experimentou as mais exóticas comidas, viu paisagens deslumbrantes e colecionou inúmeras histórias, todas registradas num blog que deu origem ao livro “De Cape Town a Muscat – Uma aventura pela África”.

  12. As cidades invisíveis

‘As Cidades Invisíveis’, de Italo Calvino, um dos escritores mais importantes e instigantes da segunda metade do século XX, conta a história do famoso viajante Marco Polo, que descreve para Kublai Khan as incontáveis cidades do imenso império do conquistador mongol. Neste livro, a cidade deixa de ser um conceito geográfico para se tornar o símbolo complexo e inesgotável da existência humana.

 

 

   13. 100 Viagens Inspiradoras 

Certos lugares ao redor do mundo tocam a alma profundamente. Através dos tempos adquirem uma rica signifi cação simbólica e se tornam locais sagrados para diversas culturas e religiões. Cem desses fantásticos refúgios – de monumentos naturais, como o Canyon de Chelly, nos EUA, a complexos arquitetônicos de templos, como Angkor Wat, no Camboja – são apresentados em textos meditativos e fotos impressionantes, trazendo à tona uma inspiração para viagens reveladoras e diferenciadas.

 

14. Caminho da liberdade

Preso pelos soviéticos durante a divisão russo-germânica da polônia em 1939, o tenente da cavalaria polonesa Slavomir Rawicz tornou-se réu de um crime jamais cometido que o enviou a um dos mais cruéis sistemas penitenciários do mundo: os temidos Gulags.  Apesar da injustiça, Rawicz jamais capitulou. Com a ajuda e companhia de mais seis prisioneiros escapou do campo de Yakutsk. A pé, numa inacreditável jornada pelas regiões mais inóspitas do planeta, na posse de apenas um machado e uma faca, deixaram a sibéria. Cruzaram a China, o deserto de Gobi e os Himalaias até entrarem na Índia e finalmente ganharem a liberdade.

 

 15. Mundo Por Terra – Uma Fascinante Volta ao Mundo de Carro

O livro ‘Mundo por Terra – Uma fascinante volta ao mundo de carro’, é um relato da viagem de um casal (Roy e Michelle) que fez uma volta ao mundo de carro, cruzando 5 continentes, 60 países, 160.733km, em 1.033 dias. Esta narrativa descreve com detalhes todos os assuntos relacionados a viagem, como a tomada da decisão, a grande mudança de vida, o planejamento, a viagem em si, as diferenças culturais dos povos, as passagens inéditas, a descrição de como foi viver em 4 metros quadrados, o relacionamento do casal (24 horas por dia durante quase 3 anos), como lidavam com as burocracias, as amizades, problemas mecânicos, o convívio feminino no mundo islâmico, a comunicação, dentre outros assuntos. As histórias seguem o itinerário realizado.

Tem mais algum livro fascinante que gostaria de compartilhar conosco? Deixe nos comentários.  🙂